Zona Norte em vias de perder importante patrimônio para interesses comerciais.
Para quê preservar história?

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O Aeroporto Campo de Marte foi o primeiro terminal aeroportuário de São Paulo
sendo que, hoje, não conta mais com linhas comerciais regulares, predominando
o tráfego de helicópteros e aviões de pequeno porte, a denominada aviação
geral. Apresenta a maior frota de helicópteros do Brasil e sua infraestrutura
permite que São Paulo abrigue a maior frota do mundo desse tipo de aeronave,
tendo superado a de Nova York.
É um aeroporto compartilhado, com parte da área física sob controle do Comando
da Aeronáutica e outra sob a administração da Infraero, empresa pública federal
brasileira subordinada à Secretaria de Aviação Civil.
As atividades operacionais desse aeroporto iniciaram-se em 1929, quando da
construção da primeira pista para pousos e decolagens; além de um hangar para
a então Força Pública.
Hoje, o Aeroporto Campo de Marte opera exclusivamente com aviação geral,
executiva e de táxi aéreo; incluindo o sistema de balizamento noturno, o qual
permite operações da aviação executiva até às 22h. É o 5o aeroporto do Brasil,
atrás de Congonhas, Guarulhos, Brasília e Galeão.
Em 08 de junho de 1931, foi inaugurado o Aeroclube de São Paulo, uma das mais
antigas escolas de aviação em funcionamento no País.
Além das atividades aeroportuárias, o Aeroporto Campo de Marte abriga os
serviços aeronáuticos da Polícia Civil e do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea
da Polícia Militar; além de órgãos da Força Aérea Brasileira, do Centro de
Logística da Aeronáutica, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, e do
Hospital da Força Aérea de São Paulo.
E ainda é ponto turístico, pois muitos cidadãos levam seus filhos para verem,
através das grades de proteção, decolagem e pouso de aviões, em especial a
dos helicópteros.
E querem destruir e apagar mais esse pedaço de história da Zona Norte…


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