HISTÓRIA PAULISTANA: Região abriga importante equipamento estadual
Localizado em Santana, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, é a Instituição
responsável por acolher, conservar e disponibilizar ao público, todo o material avaliado
como histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista.
Porém, o Arquivo do Estado, que pode (e deveria) ser visitado pelos munícipes, é muito
mais que uma casa de acervos. Ele oferece certidões, apoio à pesquisa, exposições e
galerias, assistência aos municípios do Estado; além de promover eventos e
capacitações.
Criado em 1721, depois da separação das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, e
depois de passar por várias ações, o Arquivo do Estado em 1892 teve a documentação
da Secretaria de Governo transferida para a custódia da Repartição de Estatística e
Arquivo do Estado, criada para cuidar de toda a documentação gerada pelo
Estado. Com a criação da Repartição começou a construção de um acervo
formado por documentos das mais variadas proveniências, oriundos das novas
Secretarias da Fazenda, Agricultura, Interior e Segurança Pública, bem como de
documentos anteriores ao século XIX mandados recolher dos cartórios e juízos
de São Paulo.
Em 2010, ocorreu a ampliação e a adequação do espaço do Arquivo do Estado, e
a contratação por concurso de técnicos para empreender suas atividades,
permitiu planejar o recolhimento da documentação produzida pelos órgãos da
Administração Pública Estadual de valor permanente, produzida até 1940, ou
posterior, dependendo da sua avaliação. Dessa forma, o acervo do Arquivo do
Estado continua recebendo documentos, o que exige um trabalho permanente de
classificação e organização dos seus fundos documentais.